Páginas

COVID-19: Diário de Quarentena - Dia 4

     Infelizmente, eu volto a escrever nesse humilde e não visitado blog, não somente por livre e espontânea vontade, mas pela situação que nos encontramos nesses últimos dias. Em 31 de dezembro de 2019, houve o primeiro caso reportado da nova forma do corona vírus na China e após isso, o vírus passou a se espalhar. Infelizmente, as autoridades de muitos países não levaram a sério e não houve contenção da doença, sendo assim, hoje dia 21 de março de 2019 o mundo registra 11400 casos de morte pela doença1, sendo que no Brasil o número de pessoas infectada chega a 1021 e 18 pessoas já morreram.2

     O caos foi instalado na Itália, onde não há mais leitos, os hospitais estão superlotados e os médicos estão precisando decidir quem vive e quem morre, pois não há como atender à todos com os equipamentos adequados.

     Ainda hoje, existem pessoas que acreditam piamente que é apenas uma "
gripezinha" e que "não é isso tudo que a grande mídia está falando"3. Ao meu ver são necessárias medidas drásticas como o fechamento do comércio para evitar a contaminação. Felizmente, ontem, o Governo do Estado do Espírito Santo publicou um decreto para apenas alguns setores do comércio, como alimentício e da saúde permanecerem abertos, mas ainda assim é necessário que a maior parte da população tome consciência dos atos e de que cada ida ao supermercado pode ser determinante no processo de transmissão do vírus. Não sair de casa é, por enquanto, a melhor forma de contenção do vírus.4


     Não foi para passar esse tipo de informação que eu voltei a escrever, mas eu preciso lembrar minha eu do futuro o que estava passando nesse dia. 

     Meu quarto dia de quarentena está sendo menos difícil que os outros, passei a maior parte dos 3 dias anteriores limpando casa e ficando chateada com a reação das pessoas e do governo frente a tudo isso. Tinha tempo que queria escrever, mas meu coração estava muito inquieto e nem isso eu conseguia. É difícil pensar com tantas vozes gritando na cabeça. Minha ansiedade aparece mais na parte da noite, depois de tanto falar sobre o coronavírus e, por isso, diminuí a visualização de notícias e grupos de whatsapp para tentar me desintoxicar um pouco. 
     Consegui ler 2 páginas de um livro que eu queria estar estudando a tempos: "Introdução à Espectrometria" do Paiva e Kriz. É realmente pouco, mas um sábio meu psicólogo me disse que é preciso reconhecer as pequenas conquistas. 
Tá muito calor, então não é confortável ficar em casa. A noite tenho jogado LOL com os amigos, ajuda a relaxar. 
     Por enquanto é só. Até mais, Manu do futuro.




  1. https://brasil.elpais.com/brasil/2020-03-21/ao-vivo-ultimas-noticias-sobre-o-coronavirus-no-brasil-e-no-mundo.html
  2. https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/21/casos-de-coronavirus-no-brasil-em-21-de-marco.ghtml
  3. https://www.youtube.com/watch?v=Ai742dM_tNA
  4. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51938005

Nenhum comentário

Postar um comentário